Você esta lendo: Cenário favorável para exportação de cosméticos
Confira neste artigo alguns motivos para investir na exportação de seus produtos e ampliar seu negócio.
Mesmo durante a pandemia, o Brasil se tornou o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Entretanto, o mercado brasileiro se expandiu para além das grandes marcas. Pequenas e médias empresas de cosméticos estão tomando seu espaço no mercado nacional, mas mais que isso, miram suas vendas para fora do país, buscando a exportação de seus produtos.
Considerando o período de isolamento social, a popularização do e-commerce e a desvalorização do real, a exportação de cosméticos se mostra uma opção mais do que viável para ampliar seu negócio!
O Brasil possui cerca de 20% da biodiversidade do mundo, o que amplia as oportunidades para inovação em matérias-primas e tecnologias.
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) brasileiro é reconhecido globalmente como inovador, sendo o uso de insumos de nossa biodiversidade um grande diferencial para atrair e aumentar a competitividade no mercado internacional.
Muitas indústrias internacionais de HPPC já procuram insumos brasileiros para o desenvolvimento de ativos para seus cosméticos. Estes agregam valor às empresas, já que a sustentabilidade e o conceito de beleza limpa são cada vez mais tendência no mercado mundial.
Além disso, a grande miscigenação da população brasileira também impulsiona o desenvolvimento de produtos especializados para cada tipo de pele ou cabelo.
O destaque vai para os países da América Latina no geral, mas pode-se citar também Estados Unidos em 8° e Portugal em 12°. Sendo estes países, respectivamente, um dos maiores mercados mundiais e uma boa porta de entrada para a Europa.
É importante lembrar que cada país segue uma norma. Por isso, é preciso fazer um estudo sobre a legislação e as exigências do país de destino antes de iniciar as exportações
(Todos os dados acima são referentes ao ano de 2020 e foram baseados no Boletim Estatístico de Comércio Exterior, elaborado pela Área de Comércio Exterior da ABIHPEC, em parceria com o projeto setorial Beautycare Brazil.)
Em 2015, a Legislação brasileira decidiu incentivar a exportação de cosméticos. Agora, cosméticos fabricados em território nacional e com finalidade exclusiva de exportação não têm a necessidade de notificação ou de registro no Brasil. A nova medida poderá reduzir os custos do fabricante, conferindo maior competitividade aos cosméticos brasileiros no mercado internacional.
O cenário atual do Brasil indica grandes oportunidades para quem quer ampliar seu negócio. Você não pode ficar de fora!
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