Blog

Você esta lendo: Salve O Ralph e a crueldade dos testes em animais

Saiba mais sobre o curta-metragem que comoveu o mundo e trouxe à tona a discussão sobre testes em animais em laboratórios de cosméticos.

Salve O Ralph é um curta-metragem de animação em stop motion, escrito e dirigido por Spencer Susser. O curta aborda a história de Ralph, um coelho que “trabalha” como cobaia de uma empresa de cosméticos. Lançado no dia 6 de abril de 2021, seu objetivo é retratar a crueldade dos testes em animais, por meio da sensibilização do público com o coelho protagonista.

A ideia desse mocumentário é simular as características gerais de um documentário, mas ressaltando o caráter ficcional, com um toque de humor. Assim, em cerca de 4 minutos, Ralph conta sua história e sua rotina de trabalho, a qual consiste em contato diário com substâncias químicas agressivas. Realidade de outros animais submetidos a esses procedimentos, como camundongos e macacos.
Apesar de todos os abusos, machucados e queimaduras, Ralph trata tudo como um emprego normal. Interpretado por Taika Waititi na versão original e por Rodrigo Santoro na versão brasileira, o alienado protagonista consegue comover o espectador com sua inocência. O coelho traz os maus-tratos como algo banal, uma metáfora para grande parte da população que ainda compra cosméticos de empresas que realizam testes em animais.

Campanha #SaveRalph

Em poucos dias a hashtag #SaveRalph já havia viralizado nas redes sociais. A ação faz parte da campanha global promovida pela Humane Society International para conscientizar sobre os testes de cosméticos em animais e pressionar países que ainda realizam a prática.

Mesmo que a proibição já esteja em vigor em cerca de 40 países (incluindo o Brasil), diversas autoridades encontram uma brecha legal para pedir novos testes em animais para ingredientes de cosméticos.
A ONG Te Protejo é uma das organizações que luta em prol de iniciativas que respeitam o meio ambiente e os animais. Uma delas foi a criação do Marcas Livres de Crueldade, o qual permite que você encontre marcas de beleza que não realizam testes em animais.

Métodos alternativos

Atualmente, o princípio dos 3Rs (Reduction, Replacement and Refinement) é a principal base de estudo para o desenvolvimento de métodos alternativos aos testes em animais.

  • Redução do número de animais utilizados em experimentos;
  • Substituição de animais protegidos de acordo com (Scientific Procedures) Act 1986, vertebrados vivos em sua maioria, por:
    • Voluntários humanos;
    • Animais invertebrados;
    • Células, tecidos e órgãos fora do organismo (in vitro);
    • Modelos matemáticos e computador (in silico);
  • Refinamento dos testes para que estes consigam aliviar ou minimizar a dor, o sofrimento e o estresse desses animais.

A Pack for You é contra qualquer forma de crueldade animal e garante que seus produtos NÃO são testados em animais. Para saber mais, fale com um consultor.

Whatsapp