Você esta lendo: Ascensão dos produtos antienvelhecimento
A rotina de skincare já era popular entre blogueiras, mas, com a pandemia, os cuidados com a pele se tornaram um fenômeno entre jovens e adultos.
Já se tornou repetitivo falar o quanto a pandemia do coronavírus trouxe incertezas e impactou negativamente o mercado mundial, mas vale a pena reforçar que: mesmo durante esse período de crise, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) fechou 2020 com crescimento de 5,8%. Agora, o cuidado com a higiene pessoal e com o antienvelhecimento são prioridades na rotina de muitos brasileiros.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) a intensificação dos hábitos de higiene para reduzir os riscos de contágio do coronavírus foi o principal fator desse crescimento. Dessa forma, os produtos de higiene pessoal são o grande destaque do setor, pois, além de necessários no cotidiano, assumem o papel de proteção das famílias.
Por outro lado, o isolamento social obrigou muitas pessoas a passarem mais tempo em casa, alguns até entediados. Nesse cenário, o brasileiro buscou inovações para manter o bem-estar mental e a autoestima, criando rotinas em prol de um estilo de vida saudável. Entre as práticas mais comuns, estão os cuidados com a pele (com alta de 21,9% no mercado), sobretudo, contra o envelhecimento.
Outro fator que impulsionou o autocuidado foi a popularização de rituais caseiros de “home spa”, muito marcado pelas famosas rotinas de skincare. Considerando as medidas de isolamento social, as idas frequentes ao salão de beleza ou barbearias se tornaram inviáveis e, por isso, muitas pessoas optaram por incrementar suas rotinas de cuidado pessoal em casa.
Segundo a ABIHPEC, os produtos mais procurados desde o início da quarentena foram: álcool em gel, lenço de papel, toalha de papel multiuso, sabonete líquido, sabonete em barra, e papel higiênico. Além desses, ainda podemos destacar os cremes antissinais e antirrugas, as loções de tratamento para a região dos olhos e produtos multifuncionais, com os BB creams.
Dos produtos de skincare, os maiores destaques, para o rosto, foram as máscaras de tratamento facial, com crescimento de 91% e, para os produtos de cuidados com a pele do corpo os esfoliantes corporais, que apresentaram alta de 153,2%. Ainda podemos ressaltar os cremes clareadores de manchas, os quais substituíram os protetores solares, visto que as pessoas ficam mais em casa.
Também existem produtos antienvelhecimento para os cabelos! Por exemplo, shampoos, condicionadores e máscaras com ativos anti-idade, cujo objetivo é fortalecer a fibra capilar. Estes produtos adicionam massa às fibras mais finas, de modo a deixá-las mais grossas e com volume, além de devolver brilho e aspecto saudável das madeixas.
Vitamina C: forte ação antioxidante, responsável por neutralizar o ‘estresse oxidativo’ causado por fatores externos, como poluição, radiação solar e fumo. Além disso, a vitamina C protege contra o fotoenvelhecimento através da neutralização dos radicais livres (moléculas instáveis que degradam o colágeno).
Ácido Hialurônico: substância presente na pele que auxilia na hidratação, melhora a textura da pele, estimula a produção de colágeno e a renovação celular. Com o tempo, ele acaba sendo eliminado do corpo e, por isso, precisamos repô-lo com o uso de dermocosméticos.
Ácido Retinóico: derivado da vitamina A, que ajuda a suavizar rugas e manchas escuras na pele, além de controlar a oleosidade, resultando na diminuição de cravos e espinhas.
Ácido Glicólico: assim como o ácido retinóico, é um derivado da vitamina A. Sua ação anti-idade melhora a aparência das rugas, estimula o colágeno e deixa a textura da pele mais macia e saudável.
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