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Você esta lendo: Como realizar a exportação da sua marca de cosméticos?

Quer expandir seus negócios para outros países? Entenda o passo a passo para exportação de cosméticos.

A exportação nada mais é do que outro canal de vendas, é uma nova forma de ampliar seus negócios e expandir seus clientes.

Já explicamos aqui no blog alguns motivos para você investir na exportação da sua marca de cosméticos. Agora, vamos mostrar como você pode fazer isso na prática, fique atento aos 5 passos importantes para ingressar nessa nova etapa:

 

PASSO 1: ANALISAR SEU NEGÓCIO

A sua empresa pode suportar essa nova etapa? Confira sua fabricação, seus colaboradores e suas vendas para saber se a sua empresa está preparada para exportar ou se será necessário realizar novos investimentos. É importante conferir sua capacidade de produção para identificar os recursos necessários para levar o processo de exportação adiante.

 

PASSO 2: PESQUISA DE MERCADO

Faça um estudo profundo dos países que podem receber seus cosméticos: Quais são seus pontos fortes e fracos? Qual é a concorrência e a cultura do país? Como está a situação econômica atual? Além disso, é preciso fazer um estudo sobre a legislação e as exigências do país de destino antes de iniciar as exportações, visto que cada país segue uma norma.

Dica: para iniciantes, é mais fácil começar exportando para países mais próximos e com culturas parecidas com a do Brasil (a América Latina é o principal destino das exportações de cosméticos brasileiros). Assim, você garante custos logísticos menores e aumenta as chances do seu produto ser aceito.

Ao identificar os mercados alvo potenciais, verifique se existem acordos comerciais entre o Brasil e o país destino para se beneficiar (isenções tributárias, benefícios fiscais). Vale consultar também as barreiras tarifárias e não tarifárias do produto no mercado alvo, isso vai influenciar na hora de definir o preço a ser praticado e escolher a melhor forma de comercialização.

 

PASSO 3: ANALISAR SEU PRODUTO

Após escolher o destino, estude as novidades e tendências do país para saber como o seu produto pode se destacar no mercado. Por que alguém de outro país compraria seu produto? Ao responder essa questão, você vai saber se o cosmético em questão vai precisar de melhorias ou se é ideal para vendas internacionais.

 

PASSO 4: CALCULAR RISCOS EM OPERAÇÕES DE CÂMBIO E LOGÍSTICA

Ao negociar em moeda estrangeira, você deve planejar o risco de variação cambial e dos tipos de logística que vai utilizar para realizar a entrega do produto (dependendo da modalidade, envolve custos variáveis). Fique atento também à embalagem adequada, ao tipo de transporte e ao tempo de envio.

 

PASSO 5: REGISTRAR SUA MARCA 

Quando você registra sua marca, está protegendo-a do uso não autorizado por concorrentes e assegura um bem com valor econômico para sua empresa. Também é fundamental depositar seus pedidos de patente no Brasil para garantir a titularidade da sua marca. Assim, futuramente, você poderá depositar no exterior ou licenciá-la.

 

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