Você esta lendo: Sazonalidade dos Cosméticos
Desde 2015, a sazonalidade de cosméticos é tendência no mercado e vem ajudando muitos fabricantes a se prepararem para o trimestre de vendas.
O conceito Seasonality ou sazonalidade (traduzido para o português) de cosméticos, garante que as estações do ano definem costumes de beleza ao redor do mundo. Dessa forma, tanto os fabricantes quanto os distribuidores devem se atentar a essa tendência antes de lançarem seus produtos.
Antigamente, as empresas se preocupavam com a troca de estações apenas para a introdução de novas cores de maquiagens ou aromas de perfumes. Entretanto, vai muito, além disso. De acordo com a Mintel, empresa especializada em pesquisas de mercado, a Seasonality é a tendência chave que impacta os consumidores globais de cosméticos. Por isso, empresas desse setor estão cada vez mais se preparando para lançar produtos inovadores que oferecem defesa contra os efeitos cosméticos e emocionais provocados por condições climáticas específicas.
A pesquisa da divisão de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel aponta que os consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados em relação aos efeitos das mudanças no ambiente sob as condições da pele e do cabelo.
Produtos mais impactosos
Artigos voltados para o cuidado com a pele e com o cabelo são os mais impactados pelo efeito da sazonalidade.
O mercado de skincare já estava em ascensão pelo fenômeno Seasonality e cresceu ainda mais durante a pandemia do coronavírus. Portanto, é uma área importante para focar em produtos que atendam demandas específicas para cada estação:
Além disso, produtos para o cabelo também devem se encaixar na tendência Seasonality, já que grande parte dos consumidores afirmam que pagariam mais por itens que protejam o cabelo contra os danos do sol e dos efeitos do mar e do cloro de piscina.
Vivienne Rudd, diretora da área de Insight da Mintel, afirma que ao oferecer essas opções sazonais, as marcas têm maiores chances de obter lealdade durante todo o ano.
Necessidades Emocionais, pesquisa da Mintel também detectou preferência por produtos destinados às questões emocionais das pessoas, à medida que mudam as estações.
É comum que no inverno muitas pessoas desenvolvam condições como o Transtorno Afetivo Sazonal e a Tristeza de inverno. Por isso, muitos consumidores procuram por fragrâncias com aromas que influenciam o estado de espírito ou aliviam o estresse. Vale a pena ressaltar que sempre deve ser realizado o estudo de mercado em cada país em que se pretende lançar produtos, visto que as demandas variam de acordo com as tendências de beleza em cada local.
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