Você esta lendo: Teste de prateleira, compatibilidade e transporte: para que servem?
Ainda tem dúvidas sobre a terceirização de cosméticos? Não precisa se preocupar! Aqui vai mais uma vantagem do processo.
Gostaria de criar sua própria linha de cosméticos, mas não conhece os processos químicos de produção? A Pack te ajuda!
Uma das vantagens da terceirização de cosméticos é facilitar a produção. A Pack cuida de todos os processos químicos envolvidos e garante a qualidade do produto.
Antes da comercialização de cosméticos, todos os produtos devem passar pelos Testes de Estabilidade, que avaliam a qualidade do produto durante seu prazo de validade. Os testes conferem todos os fatores que podem influenciar na estabilidade do produto. Desde formulação, processo de fabricação e acondicionamento à condições ambientais e transporte.
Por lei, todo produto cosmético deve ser regulamentado pela Anvisa, seja por notificação ou registro. Em 2004, a agência publicou o Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos com todas as normas a serem seguidas.
Os Testes de Estabilidade possuem diversas fases. Dentre elas, os testes de prateleira, compatibilidade e transporte.
Esta fase tem como objetivo comprovar o prazo de validade do cosmético. Amostras do produto são expostas à temperatura ambiente e analisadas periodicamente até o final do prazo de validade. O teste avalia o comportamento do produto em condições normais de armazenamento, ou seja, nas condições de prateleira, antes de ser adquirido pelo consumidor.
Aqui, o objetivo é checar a compatibilidade entre a formulação e o material de acondicionamento do cosmético. Este teste avalia as possíveis interações entre o produto e o material da embalagem com o qual tem contato direto, para que não haja alteração química na composição do cosmético. No final, é escolhido o acondicionamento mais adequado.
Este teste tem dois objetivos: garantir que não haja alteração na formulação do cosmético e que a embalagem não seja danificada durante o transporte e a estocagem. A embalagem é responsável por proteger e agregar valor ao produto, além de fazer o primeiro contato com o consumidor. Por isso, qualquer dano pode ser prejudicial às vendas.
Criar um cosmético de qualidade exige muito trabalho e preparação, pode até parecer difícil à primeira vista, mas a Pack facilita para você!
Confira aqui no blog mais motivos para a terceirização da sua marca própria de cosméticos.